Um Legado para a Investigação em Cancro da Mama

Movida por um profundo sentido de solidariedade, e acreditando que cada um pode deixar uma marca importante no mundo, Ana Lázaro destinou parte da sua herança à ciência, com uma doação ao Instituto de Medicina Molecular.

Ana Lázaro nasceu em 1933, filha do pintor português Bonifácio Lázaro Lozano. Ana, nascida em Portugal mas também com nacionalidade espanhola, vive os primeiros anos em Lisboa, mudando-se com a família para Madrid onde prossegue a sua carreira na dança. Primeiro como bailarina e mais tarde como coreógrafa e professora de dança, tendo encabeçado a primeira cátedra de Dança Clássica na Real Escuela Superior de Arte Dramático y Danza. Ana Lázaro teve um papel importante na divulgação da dança clássica, onde teve programas de aulas de ballet na televisão espanhola e até mesmo um documentário sobre a história da dança. Pela sua escola passaram nomes importantes da dança espanhola como Nazaret Panadero, ou Virginia Valero, diretora do Conservatório Superior de Dança de Madrid.

Morreu este ano em Madrid, aos 87 anos de idade.

O legado de Ana Lázaro constitui agora a base do iMM-Laço Hub e o laboratório que o integra, e onde decorrerá toda a investigação, receberá o seu nome.

Esta História é um exemplo de como qualquer cidadão pode fazer parte deste projeto e gerar impacto na investigação em cancro da mama.