Sabia que a tecnologia que envolve mRNA, usada em algumas vacinas anti-SARS-CoV-2 (COVID-19), foi adaptada e aplicada como terapia contra o cancro da mama?

Em 2016, num estudo liderado por cientistas da Vrije Universiteit Brussel (VUB, Bélgica) foi testada a injeção intratumoral de TriMix mRNA em modelos animais de cancro. TriMix é um mRNA-cocktail composto por moléculas de mRNA que codificam as proteínas CD40L, CD70 e TLR4, as quais são importantes para a modulação de células (dendríticas) do sistema imunitário. Os resultados mostraram que estas células dentriticas (a primeira linha de defesa do sistema imunitário) reprogramadas, infiltram-se no tumor e permitem desenvolver uma resposta anti-tumoral através da ativação de outras células imunes, as células T. Estas células que nos ajudam a combater invasores, têm também a capacidade para eliminar células cancerígenas e assim atrasar o crescimento do tumor.

Está a decorrer um ensaio clínico para averiguar a segurança e o efeito imuno-modulatório desta abordagem terapêutica em doentes com cancro da mama (NCT03788083, https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03788083).

https://cancerimmunolres.aacrjournals.org/content/4/2/146.full-text.pdf