Outubro é o mês em que – a nível mundial – nos vestimos de cor de rosa e nos juntamos para alertar para o cancro da mama. O iMM-Laço Hub tenta contribuir para este alerta ao longo de todo o ano, reforçando também a importância da investigação científica em todo este processo, uma vez que esta é a chave para o avanço em soluções para este problema que pode afetar 1 em cada 8 mulheres em Portugal.
Este ano preparamos uma semana muito especial dedicada à sensibilização para o cancro da mama – a Semana da Mama 2023, a par também do início do Centro de Excelência iMM-CARE em investigação clínica e translacional, que inclui uma missão com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade do cancro de mama metastático.
Durante 7 dias (24 a 30 outubro) a Alameda da Universidade, em Lisboa, foi palco de palestras, conversas, exposições e recolhas de amostras de sangue para o Biobanco-iMM CAML. Tivemos iniciativas para todas as idades sempre com o tema central da sensibilização para o cancro e a investigação científica.
Durante estes dias, cerca de 1000 pessoas visitaram as tendas que tinham a forma de mamas, participaram na abertura com a participação da Selma Uamusse e nas 13 palestras com 32 oradores. 262 pessoas contribuíram diretamente para a ciência tornando-se dadores do Biobanco e tantos outros que entraram para apreciar o mural de azulejos artísticos (da autoria de Pedro Lourenço e Viúva Lamego) que foi feito especialmente para a Semana da Mama 2023. Este mural está agora em exposição permanente no 2º piso do Hospital de Santa Maria, onde pode ser apreciado pelas centenas de pessoas que por lá passam diariamente.
A Semana da Mama foi ainda palco do lançamento do livro “Afinal, o que é o cancro?”, uma coletânea de 12 artigos sobre cancro da autoria de Sérgio Dias (Consultor Científico iMM-Laço Hub e Investigador iMM-CARE), publicados originalmente na revista Visão, com prefácio do oncologista Manuel Sobrinho Simões e ilustrações de Helena Pinheiro. Pode saber mais sobre este livro aqui.
Obrigada a todos os que nos visitaram e que permitiram que este evento acontecesse.
Este evento contou com o apoio de Gilead Sciences, Uriage Portugal e Fitness Nestlé e foi financiado pelo iMM-CARE.