Projeto inovador que pretende encontrar soluções para a deteção e tratamento do cancro da mama

Sabendo que a ciência é a resposta e a chave para o problema, o Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes (iMM) lança hoje o novo projeto iMM-Laço Hub. Recorrendo a uma abordagem multidisciplinar e conciliando várias áreas de experiência numa só equipa, este projeto surge na sequência do Fundo iMM-Laço, criado em 2015, quando Lynne Archibald, Presidente da Associação Laço, delega ao iMM a tarefa de manter viva a luta contra o cancro da mama. O arranque desta iniciativa é marcado pela doação ao iMM de uma parte da herança da bailarina Ana Lázaro, que será aplicado na investigação do cancro da mama.

Em outubro de 2021, mês internacional da luta contra o cancro da mama, surge assim o iMM-Laço Hub, uma nova iniciativa que é constituída por duas partes que se complementam e que não vivem uma sem a outra: um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa que tem como função dedicar-se à relação da ciência com a sociedade civil. “Esta estrutura multidisciplinar que junta médicos e cientistas com um objetivo comum – compreender as interações celulares e do microambiente tumoral no cancro da mama. É este conhecimento que permitirá desenhar estratégias terapêuticas eficazes para o cancro da mama metastático”, explica Maria Manuel Mota, diretora executiva do iMM.

Em Portugal, cerca de 7 mil pessoas recebem todos os anos o diagnóstico de cancro da mama e mais de 1 500 perdem a vida para esta doença. Os avanços alcançados ao longos dos últimos anos, permitiram um rastreio efetivo onde são detetados tumores na mama cada vez mais cedo. Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia e as cirurgias de remoção do tumor, são cada vez mais eficazes e permitem aos doentes alcançar uma taxa de sobrevivência cada vez maior. No entanto, ainda há várias questões para as quais não há resposta e onde a ciência, o conhecimento e a investigação científica são as melhores armas que podemos dispor. A equipa do iMM-Laço Hub disposta a investigar e avançar nas respostas ao cancro da mama é liderada pelo Consultor Científico e investigador principal do iMM, Sérgio Dias. Na área científica, o Breast Cancer Lab vai ser coordenado pela investigadora Karine Serre e terá o suporte do Laboratório de Oncologia, liderado pelo Dr. Luis Costa, diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria e investigador principal do iMM. Será também apoiado pelo Laboratório de Biologia Computacional, liderado por Nuno Morais, investigador principal do iMM e o Biobanco do Centro Académico e de Medicina de Lisboa (CAML).

A apoiar o lado científico estará a equipa de fundraising, outro dos pontos fundamentais para o iMM-Laço Hub, que irá apostar na sensibilização da sociedade civil para esta doença. Desta forma, serão associados os pedidos de fundos ao número de pessoas que todos os anos se veem impactadas por uma doença grave e incapacitante que muitas vezes resulta em fatalidade. O objetivo é envolver a sociedade civil e também prestar homenagem na forma de recolha de fundos.

“Este projeto compromete-se também a honrar a história de Ana Lázaro, mulher, bailarina e filantropa que ao deixar parte da sua herança ao iMM como apoio à ciência é um exemplo de como todos podemos contribuir para e estar cada vez mais envolvidos com a ciência e investigação em Portugal”, salienta ainda Maria Manuel Mota.

O iMM-Laço Hub com imagem e assinatura da autoria da agência 9 é apresentado hoje, 1 de outubro no Ferroviário em Lisboa.